Carlos Eduardo Teruel

Carreira: É possível alcançar o sucesso sem ter que trocar de emprego?

Depois de um certo tempo alocados na mesma empresa, é normal que venha aquela imensa vontade de sair fora e buscar novas experiências, novos conhecimentos, novos ares.

Mas por que isto acontece? Seria possível alçar novos vôos, alcançar novos horizontes dentro da mesma empresa?

O que você e sua empresa precisam saber para que haja essa sincronia de interesses?

Para responder a primeira questão, listei três principais fatores que, com base nas minhas experiências, geram a insatisfação profissional:

1 - Gestão ineficiente:

Para gerir uma empresa, não basta apenas ter conhecimentos do seu negócio, uma empresa é formada por pessoas que trabalham em pró de um produto. Antes de tudo, é necessário que a gestão passe a encarar a empresa como um conjunto de pessoas que produzem algo e não como um local apenas de resultados, onde somente o que foi produzido é levado em consideração e não o "quem produziu", sendo este último, o mais importante.

2 - Falta de Feedback:

A falta de feedback aos colaboradores pode fazer com que a empresa não caminhe o quanto deva caminhar.

Muitas vezes o profissional esmorece por falta de um reconhecimento, um elogio.

O mesmo acontece com o profissional que não está trilhando muito bem o seu caminho. Este deve ser orientado para que acerte sua trajetória dentro da empresa e passe a trabalhar de forma produtiva.

3 - Inovação Zero:

É comum, principalmente nas empresas de pequeno e médio porte, que as inovações fiquem cada vez mais remotas.

Isso acontece principalmente pelo medo da mudança do que já está funcionando parar de funcionar. É aquele famoso ditado: "Em time que está ganhando, não se mexe". É o medo do novo, do que virá.

Perceba que a falta de inovação é gerada principalmente pelo medo. Porém, quando isso começa a acontecer, sua empresa não só perde espaço no mercado, como também começa a perder seus colaboradores. Estes necessitam de mudanças constantes, de novas experiências e de novos conhecimentos.

Após listados estes ítens, a segunda pergunta já pode começar a ser respondida: Seria possível alçar novos vôos, alcançar novos horizontes dentro da mesma empresa?

Não depende só da empresa ir contra estes ítens mencionados acima. Como já dito, a empresa é composta por pessoas, regidas por uma gestão e com metas a serem atingidas.

Então, o que você e sua empresa precisam saber para que haja essa sincronia de interesses?

1 - Gestão Eficiente x Auto Gestão:

Não depende apenas da empresa ter uma gestão eficiente, é necessário que as pessoas que trabalham nela tenham a auto gestão dentro delas. É necessário despertar a Alta Performance pessoal. Descobrir seus pontos fortes e fracos e trabalhá-los.

2 - Dê Feedback:

Não necessariamente o feedback deve vir somente da parte da empresa. Você como colaborador deve, de tempos em tempos, conversar com seu gestor sobre o que esta lhe agradando, o que não está e, quando listados os desagrados, ter também em mãos as possíveis soluções para os problemas levantados.

Somente reclamar não é o ideal e não passará uma boa imagem profissional.

3 - Seja Inovador:

A mente inovadora é algo que deve ser treinado. Tente sempre estudar o mercado em que sua empresa está atuando e como ela poderia melhorar seus resultados. Apresente suas ideias ao seu responsável na empresa. Trace planos e metas.

Por outro lado, você empresário, seja todo ouvidos ao seu colaborador. Ouça o que ele tem para falar. Muitas empresas perdem excelentes funcionários e os entregam para inovarem e melhorarem os resultados dos seus concorrentes.

Se estes três pontos forem seguidos, teremos uma alta taxa de sinergia entre empresa e colaborador.

Colaborador contente com a empresa e empresa contente com colaborador, torna a empresa melhor, mais produtiva e mais bem posicionada no mercado que atua.

Seguir estes três passos não é uma tarefa fácil, demanda dedicação, trabalho duro e, principalmente, coragem!

Carlos Eduardo Teruel
  • Carlos Eduardo Teruel Analista de Sistemas
  • Graduado em Análise de Sistemas. Atua na aréa de Tecnologia da Informação. Tem experiência com Desenvolvimento de Sistemas Web e Qualidade de Software.

Comentários

Você precisa estar logado para escrever um comentário.

Fazer login